[slitaz-pt] Ajuda com a compactação da roots.gz

Bem, não sei se descrevi corretamente o problema, oque acontece é que eu quero traduzir os arquivos .desktop, mas não consigo compactá-lo novamente dentro da rootts.gz que parece que possui também compactação em LZMA, eu quero traduzir os arquivos do diretório usr/share/aplications, mas somente pela ISO se necessidade de montar o sistema em meu pc.
 Vocês usam algum kit de desenvolvimento para isso ?? Me ajudem.