[slitaz-pt] Como compilar pacotes-fonte ?

Como faço para compilar códigos-fonte, por exemplo, do Mozilla Firefox, do VLC Media Player, do Pidgin, e muitos outros outros programas que eu quiser usar e tiver de compilar o código fonte ? Qual programa de compilação tenho que ter ? Qual o procedimento para compilar ? Me ajudem, também mais para frente pretendo criar um tutorial sobre o que me ensinarem para outras pessoas que também precisam ! Desde já agradeço !